quarta-feira, 11 de julho de 2012

Campeonato Brasileiro e Mundial de Ornitologia 2012


PARA VER OS RESULTADOS GERAL DE COR CLIQUE AQUI.
PARA OS RESULTADOS DOS CAMPEÕES DAS SÉRIES DE COR CLIQUE AQUI
PARA A RELAÇÃO DOS CAMPEÕES DE COR CLIQUE AQUI.
PARA A RELAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO EM EFICIÊNCIA DE COR CLIQUE AQUI

PARA VER OS RESULTADOS GERAL DE PORTE CLIQUE AQUI.
PARA OS RESULTADOS DOS CAMPEÕES DAS SÉRIES DE PORTE CLIQUE AQUI
PARA A RELAÇÃO DOS CAMPEÕES DE PORTE CLIQUE AQUI.
PARA A RELAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO EM EFICIÊNCIA DE PORTE CLIQUE AQUI

.


Crachá de Criador

Itatiba vai sediar Campeonato Mundial de Ornitologia

O Brasil vai sediar, de 16 a 21 de julho deste ano, o 44? Campeonato Mundial de Ornitologia do Hemisfério Sul. O evento, que será realizado em Itatiba (a 75 km de São Paulo), no Centro de Eventos da Federação Ornitológica do Brasil (FOB), vai reunir centenas de criadores brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos, que trarão suas aves domésticas para participar do evento.
Participam do Mundial canários de cor, canários de porte e canários de canto. O objetivo do evento é eleger as aves mais belas, de acordo com os padrões definidos para cada espécie. Os competidores estrangeiros devem trazer cerca de 750 aves e os brasileiros, cerca de 1.500. Haverá também a participação de juízes estrangeiros.
O Brasil já sediou o Campeonato Mundial de Ornitologia em anos anteriores, mas esta será a primeira vez que o evento será realizado no Centro de Eventos da FOB, em Itatiba,inaugurado em 2005. O último Mundial realizado no Brasil foi em 2002, em Cascavel (PR).
Antes do Campeonato Mundial, de 11 a 17 de julho, a FOB realiza no mesmo Centro de Eventos a segunda etapa do 61º Campeonato Brasileiro de Ornitologia, do qual também participam canários de cor, canários de porte e canários de canto.
Cerca de 20 mil aves estarão na área de vendas, que fica aberta  durante todos os dias do evento, e aproximadamente 20 mil poderão ser vistas na área de competição, que será aberta à visitação pública no dia 21 de julho.
Paralelamente ao campeonato, será apresentada uma nova mutação a uma junta de juízes, com o objetivo de que ela seja aprovada para que futuramente possa competir em campeonatos oficiais. Batizada de mutação urucum, ela é caracterizada pelos canários de bico e patas cor-de-rosa.
Para que uma mutação seja aprovada oficialmente, ela precisa ser submetida à avaliação de uma junta de juízes por três anos. Esta será a segunda apresentação. A junta que irá avaliar a mutação em Itatiba é composta por um juiz espanhol, um francês,um italiano, um argentino e um juiz que representa a Confederação Ornitológica Mundial – Hemisfério Norte (COM-HN).
“Essa ave sofreu uma mutação genética e poucos brasileiros a conhecem”, afirma Guido Nardi, vice-presidente da FOB.
FOB
A FOB reúne cerca de 4,5 mil criadores de aves, que têm na atividade um hobby. A federação incentiva e orienta a criação das aves em condições adequadas para a reprodução, bem-estar e preservação dos animais. Os cruzamentos resultam muitas vezes em aves belíssimas.
A criação de aves estrangeiras, permitida pelas leis nacionais, também é uma forma de desestimular o comércio e tráfico de aves silvestres, originárias da fauna brasileira, cuja criação é restrita no Brasil.



Informações Gerais:
Guido Nardi Neto.............. (19) 9170-0030 ou e-mail: guidonardi@globo.com
Gilson T. Soares................ (48) 3209.6183/8401-6583
Ivo Prado........................ (11) 4524-6186
Ayr Gadret...................... (11) 9952-7527



Pavilhão da Federação Ornitológica Brasileira.


Através dessas janelas é possível ver o recinto onde se realiza o Julgamento de Canários de Cor e o criador pode acompanhar o julgamento sem ter contato direto com os Juízes.

Depois de julgados os canários premiados são expostos rente ao vidro da janela, por um curto espaço de tempo.

Nessa etiqueta é possível conferir o número da gaiola, através do relatório de soltura que identifica todas as gaiolas do criador.

Relatório de soltura adquirido no site oficial da FOB onde é possível ver o número da gaiola.


Depois de Julgados os canários são separados novamente de acordo com os números das gaiolas.

Recinto de Julgamento de Canários de Porte

Pavilhão de Exposição da FOB 

Fabio - Canaril Chaves com seu Frisado do Norte inscrito no Campeonato Brasileiro

Canaril Chaves, Criadouro Martin e Canaril Fbynhos

Canaril Pauba's, Canaril Chaves e Canaril Fbynhos

Cobre Pastel Marfim Intenso - Campeão Brasileiro 2012 - Canaril Curico

Cobre Cobalto Intenso - 5º Lugar Campeonato Brasileiro 2012 - Canaril Curico

Cobre Pastel Intenso - 4º Lugar Campeonato Brasileiro 2012 - Canaril Curico

Criadouro Rouled - Eduardo Zeronhian com seu Ágata Pastel Vermelho Marfim Intenso - Campeão 2012

Edgar Crippa - Campeão Brasileiro de Canela Opalino Vermelho Intenso Individual 2012

Flavio Brezolim - Campeão Brasileiro de Rubino Marfim Mosaico Macho Individual e Quarteto

Gilmor Moro - Campeão Brasileiro de Isabelino Opalino Prateado Quarteto 2012

José Carlos Granto - Campeão Brasileiro Norwich Fundo Amarelo Intenso Lipocrômico 2012


Isabel Pastel Vermelho Nevado 3º Lugar - João Gregório - CPCCF 

Ágata Pastel Amarelo Nevado - Campeão Brasileiro 2012 - Roberto Licciardo

 Féo 3º Lugar - Leandro Colombo Bueno

 Féo 4º Lugar  Campeão - Leandro Colombo Bueno

Féo 5º Lugar - Leandro Colombo Bueno

 Féo Campeão - Leandro Colombo Bueno

Féo Campeão - Leandro Colombo Bueno

Féo Campeão - Leandro Colombo Bueno

Leandro Colombo Bueno com seus campeões

Fonte: Protein Pássaros
 Roberto Micheletto 

Passo Fundo - RS
Campeão
CB - MS - MC
CB - OP - MS - FM
CB - OP - MF - NV


Depois de terminados os julgamentos é realizado pela FOB um jantar de comemoração  para a entrega dos prêmios, medalha para quem teve campeão e troféu para quem foi campeão de série.

Medalha de campeão

E para quem acha que nesse campeonato se ganha prêmio em dinheiro, como diz nosso amigo Roberto Licciardo, "Para quem perguntou o que se ganha no Brasileiro, premiação em dinheiro, o quê?... ganhamos uns cartõezinhos de papel!"  Uma grande parte fica muito feliz com a tão sofrida e esperada  tarjeta de papel.



_______________________________


Revista do Centro Paulista de Criadores de Canários Frisados - CPCCF - 2012 
Distribuída durante o Campeonato Brasileiro

____________________

Hoje, 18/07/2012,  logo cedo fomos surpreendidos com a notícia de que havia sido cancelado o Campeonato Mundial de 2012 que seria realizado no Brasil.
Indo pesquisar sobre o assunto em alguns fóruns de ornitologia nos deparamos com essas postagens:

Senhores,

"Conforme anunciado ontem ao final da tarde no pavilhão de exposições de Itatiba, nenhuma delegação estrangeira conseguiu entrar no Brasil com suas aves, pelos mais diversos problemas (cujos quais não tenho competência para relatar), mas o que importa é que por conta disso o nosso sonhado Mundial foi cancelado.

Aproveito a oportunidade para elogiar o hercúleo trabalho realizado pela FOB na pessoa dos seus dirigentes para tentar viabilizar este evento, pois mesmo não tendo obtido o êxito na empreitada merece toda a nossa estima uma vez que tudo o que se podia fazer foi feito.

Forte abraço a todos,"

Eduardo Mota


"Não cabe realmente discutir sobre o que não se conhece. O que fica claro é que esse tipo de situação poderia ser evitada. Se cancelar um evento dessa importância na última hora não é digno de uma ornitologia séria. Ainda mais que o site oficial não informou nada e com certeza há criadores viajando neste minuto para Itatiba ou se planejaram, para assistir aos julgamentos do Mundial. Uma pena. 

Mas vamos reconhecer, a culpa não é exatamente dos dirigentes da FOB pelas dificuldades encontradas, cujo trabalho no Brasileiro é irrepreensível. Com todas as críticas que se possa fazer, é um campeonato gigantesco e de uma organização ímpar (basta comparar com o que acontece em nossos regionais).
Só acho que com mais tempo se poderia prever este tipo de desfecho e notificar oficialmente com mais antecedência."

Roberto Licciardo


No site oficial da FOB, até o momento, não tem nenhum comunicado sobre o fato http://www.fob.org.br/site/

Também é possível ver tópicos sobre o assunto no fórum Nação do Canários



O sr. Antonio Celso Ramalho, Presidente do Conselho Administrativo da FOB através do Grupo FOB - Federação Ornitológica Brasileira do Facebook explicou os motivos do cancelamento como é possível ver nas mensagens abaixo:


  • há 9 horas ·  · 2

  • Antonio Celso Ramalho 
    Caros amigos, me perdoem estar dando um "pitaco" na conversa de vcs.mas como Presidente do Conselho Administrativo da FOB, me vi na obrigação de esclarecer sôbre a não realizaçaõ do Mundial e que a FOB se empenhou fortemente para realizar esse Campeonato que estava PROIBIDO no Brasil há muitos anos. Foi uma "vitória" parcial e com certeza uma abertura para nós também podermos participar futuramente de M undiais, podendo levar e trazer nossos de volta. Obrigado pela oportuniudade, lembrando que sempre estarei a disposição para esclarecimentos.




  • Antonio Celso Ramalho A FOB trabalhou muito e conseguiu a autorização, depois de cumpril 1000 exigências para realizar o Mundial! Ou países tiveram problemas internos e não vieram. Portanto não haverá o Mundial! Não haverá julgamento, mas as demais prograções serão cumpridas (exame para juiz OMJ-HS, reunião de
    há 12 horas · 

  • Antonio Celso Ramalho juízes OMJ, Assembléia da COM-pHS etc...)





  • Antonio Celso Ramalho Todos os países tiveram sim problemas internos para vir: Uruguai - falência da Empresa Aérea (não conseguiram outro vôo em outra Cia.),
    há 9 horas · 

  • Antonio Celso Ramalho Chile (falta de documentação que foi solicitada pouco mais de 60 dias ) Argentina (alegaçâo de que ficaria muito caro vir ao Brasil ???!!!) Portanto .....
    há 9 horas · 

  • Antonio Celso Ramalho O Uruguai sempre participou dos mundias, com todas as dificuldades financeiras e burocráticas. Cumpriu fielmente todas as exigências das nossas autoridades e teve a infelicidade de sua Cia. Aérea (PLUNA) ter "quebrado", Assuim mesmo seu Presidente, Vice Presidente e um juiz vieram por terra e estão em Itatiba prestigiando o evento. Presto minhas homenagens aos companheiros uruguaios.
    há 9 horas · 

2 comentários:

  1. vou estar ai sábado... gostaria de saber se da pra comprar alguns canários

    ResponderExcluir
  2. Jonas,
    Boa noite!
    Tem muito canário lá, de criadores de todo o Brasil.

    ResponderExcluir

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails